Mochila


A preparação da mochila é crucial para todo o percurso pois o seu peso será determinante para a maior ou menor facilidade na caminhada. Nunca deve ultrapassar os 10% do peso do peregrino, que a carrega e em caso algum deve ter mais de 10 Kgs. Havendo uma profusão de tamanhos de mochilas, o ideal são mochilas entre 30 a 40 Lts.

Para além da roupa a mochila de ter sempre alguma alimentação, nunca sabemos quando encontraremos disponíveis estabelecimentos comerciais. Para a higiene deve levar num recipiente próprio, sabonete líquido, sabão para lavar a roupa, um pente ou escova para o cabelo, escova e pasta de dentes, desodorizante, papel higiénico e protetor solar.

Num outro recipiente, coloque um pequeno estojo de primeiros socorros, pensos rápidos de vários tamanhos, betadine, creme hidratante, corta-unhas, e outros materiais de primeiros socorros. Deve ser indispensável uma capa impermeável que cubra a mochila, em qualquer altura do ano. Deve incluir uma toalha para o seu banho e molas para estender a roupa depois de lavar. Inclua uma almofada e saco-cama, pois não se sabe em que condições terá que dormir.

Dentro da mochila a organização deve colocar os artigos mais pesados na parte superior, para libertar o peso junto às costas, mas se as etapas forem em terreno mais ingreme (em montanha) deve inverter, com os itens mais pesados junto ao corpo, para manter o centro de gravidade. A mochila deve ter possibilidade de apertar na cintura, para diminuir a tensão sobre os ombros. Se levar telemóvel não esqueça o carregador. Como última sugestão leve tampões para os ouvidos pois o ruido depende do local e da sensibilidade do peregrino.

Resolução Alternativa de LitígiosPolítica de privacidadePolítica de cookiesTermos e condições 2021 Em caso de litígio clique aqui aqui.